Notícias


05.01.2012
Linha de crédito PME Crescimento

O ministro da Economia anunciou ontem a criação de uma nova linha de crédito para as pequenas e médias empresas de 1,5 mil milhões de euros e um reforço, em 400 milhões de euros, dos seguros de crédito à exportação.

Com uma dotação idêntica à linha de crédito anterior (PME Investe VI), a PME Crescimento vai estar disponível já a partir de 16 de Janeiro. E visa, segundo Álvaro Santos Pereira, fazer face "ao período de graves dificuldades que as empresas atravessam até mesmo para assegurar simples operações de tesouraria".

O segredo da nova linha de crédito é o ‘spread' mais elevado em cerca de um ponto percentual, face à linha anterior, que assim torna o produto mais apetecível para os bancos, confrontados com condições de financiamento mais caras.

Além de disponibilizar 250 milhões de euros às micro empresas, 500 milhões às exportadoras e 750 milhões às PME "viáveis" que actuam em Portugal, o Ministério da Economia anunciou ainda um reforço dos seguros de crédito à exportação em 400 milhões de euros, o que permitirá potenciar exportações num montante de quatro mil milhões de euros. Além disso, as seguradoras vão poder aprovar operações de exportação para países fora da OCDE até mil milhões de euros, quando até aqui o limite era de 500 milhões.

Voltar